sábado, 22 de março de 2014

Arrependimento. Resumo de minha pregação.

Mateus cap. 3 vers. 1,2,7 e 8.

Versículo 1 e 2: Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
A bíblia relata que foram aproximadamente 400 anos de silêncio, 400 anos sem Deus falar com Israel, a última profecia foi através de Malaquias e o retorno foi através de Zacarias pai de João Batista. Apesar de um suposto silêncio da parte de Deus, não significava que Deus não estava agindo.
Surge então, João Batista pregando e batizando. Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Essa era a pregação de João Batista simples, porém eficaz.
Versículo 7 e 8: No Antigo testamento o batismo era uma prática comum e tinha dois significados, um era de purificação e o outro de adesão dos gentis ao judaísmo, mas o batismo que João Batista estava propondo era diferente, era algo que significava mudança. Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? João Batista estava se referindo aos fariseus e saduceus. Produzi, pois, frutos dignos de arrependimentos? Arrependimento em si não é uma obra, mas as obras são seus frutos inevitáveis.
Os fariseus e saduceus não haviam se arrependido de verdade eles apenas tomaram um banho no rio Jordão, é duro falar mas em nossas igrejas existem muitos fariseus e saduceus, pessoas que não se arrependeram de verdade, pessoas individualistas, interesseiras, falsas, mentirosas, pessoas que não  tiveram um verdadeiro encontro com Jesus. Essa gente até se batizam, até tomam a ceia do Senhor, dão o dízimo etc, mas não produz frutos dignos de arrependimentos, caros irmãos, batismo, ceia do Senhor, dizimar etc, nada disso adianta se você nao se arrepender de verdade. Isso não salva ninguém, se você pensa e age dessa forma está completamente enganado.
Arrependimento a luz da bíblia não tem nada haver com o arrependimento que lemos no dicionário. Arrependimento a luz da bíblia significa: mudança de comportamento, ou seja, não é algo emocional ou sentimental, é comportamental, é atitude, fé, convicção, afastar-se do pecado e se aproximar de Deus.
Arrependimento verdadeiro não tem nada haver com remorso. Remorso é algo sentimental é uma atitude egoísta, no qual a pessoa não está preocupada com o ofendido, ela está preocupada consigo mesma, preocupada em se livrar-se da culpa ou do mal que ela causou.
O cristão não pode ter remorso em relação ao pecado, o verdadeiro cristão tem que se arrepender de verdade. Vejo em nossas igrejas pessoas que não se arrependeram de verdade ou que não sabe nem o significado dessa palavra, com certeza ela teve remorso um sentimento momentâneo de que ela é pecadora, mas não faz nada para mudar isso, continuando na prática do pecado, que Deus tenha misericórdia!!!
Mateus cap. 4 vers. 17: São palavras de Jesus ‘’ Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.’’ Notamos que Jesus iniciou seu ministério e terminou o seu ministério falando de ARREPENDIMENTO, olhem a importância desse gesto, dessa atitute e desse comportamento, para a SALVAÇÃO.
Lucas cap. 24 vers. 47 e 48: Jesus no final de seu ministério aqui na terra, determinou que prega-se sobre arrependimento para remissão de pecados. Ou seja se nós não se arrependermos de verdade, não haverá perdão de nossos pecados.
Salmos cap. 51 vers. 1 ao 19. É um exemplo de arrependimento genuíno. Davi foi segundo o coração de Deus, ou seja Davi era muito especial para Deus, não que você meu irmão, não seja especial, mas Deus escolhe alguns para usar ou manifestar o seu poder de forma diferenciada. Apesar de Davi ser temente a Deus ele cometeu um pecado grave, mas como assim, ele cometeu um pecado grave? Se ele era segundo o coração de Deus? Ele foi Rei de Israel, derrotou um gigante, venceu grandes batalhas, como pode isso? É simples, ele foi um pecador, assim, como todos nós somos pecadores, a diferença está no arrependimento e na fé que fazem partes de nossas vidas. Apesar de nosso arrependimento e de ter aceitado a Cristo como nosso salvador, isso não nos insenta de nossa natureza pecaminosa, "natureza Adâmica", de ser um pecador, ué mas a bíblia diz que temos que ser santo? e que somos santo?. Sim temos e somos santos, somos santos no nosso agir, no nosso falar , no pensar, no amor ao próximo, na obediência da palavra de Deus etc, isso é ser SANTO. Quando vc se arrepende e aceita a Cristo como seu único e suficiente salvador, automaticamente Deus te vê como santo. Aos olhos de  Deus somos santos, através de Cristo Jesus. Então meu irmão o pecado na vida do cristão verdadeiro é acidente de percurso, acontece por acaso, não é algo premeditado. O cristão que vive na PRÁTICA do pecado esse não é um cristão arrependido, não é um cristão verdadeiro, o Espírito Santo não está mais em sua vida, ele não tem mais temor a Deus, ou não teve, um verdadeiro encontro com Deus, não se arrependeu de verdade.
Quando Davi caiu em si sobre o seu pecado cometido, ele não ficou se justificando, caiu de joelhos e orou a Deus pedindo perdão.
No versículo 11 de Salmos cap. 51. Davi ora a Deus pedindo que Deus não retirasse dele o Espírito Santo, olha a preocupação de Davi de não perder, a  presença de Deus em sua vida, essa preocupação só acontece quando temos Deus em nossas vidas. Apesar de errarmos o Espírito Santo nos incomoda, nos alerta que estamos desagradando a Deus e por conta disso pedimos perdão e não pecamos mais.  Se você está na PRÁTICA do pecado e não sente mais temor a Deus, não se preocupa com sua vida espiritual, não se preocupa com sua salvação, não se arrepende e não pede perdão a Deus, você deve fazer, uma auto análise sobre sua vida com Deus e sobre sua salvação.
Arrependimento verdadeiro , gera frutos que gera salvação!!!!!  Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário