sábado, 1 de março de 2014

O filho pródigo resumo de minha pregação. Lucas 15 ver. 11 ao 32.

Lucas 15 versículo 11 ao 32.

O filho pródigo.

Na minha opinião essa parábola é a mais linda e emocionante contada por Cristo.
Nessa parábola Jesus estava ensinado, sobre arrependimento, perdão e salvação. Pois o filho estava perdido mais retornou a casa do pai.
Nessa parábola o Pai representa Deus, o filho mais novo representa o cristão desviado, o irmão mais velho representa os fariseus e a casa representa a igreja "igreja instituição".
No versículo 11, 12 e 13 Diz : que certo homem tinha dois filhos e o mais moço pediu parte de sua herança para o pai e o pai sem objeção atendeu seu pedido, passando alguns dias partiu para uma terra distante, onde dissipou todos os seus bens vivendo dissolutamente.
Caros irmãos aprendemos nesses versículos que hoje em dia existem muitos filhos pródigos em nossas igrejas, filhos que troca Deus o pai pela a herança. Pedindo herança para usufruir curtir a vida. Querem ser curada para usufruir da cura, querem ser libertos para usufruir da libertação e por fim querem bens materiais para usufruir.  Não estão nem aí para Cristo, querem primeiro aproveitar para depois procurar a Cristo. Cuidado amados talvez não de tempo de se arrepender.
No versículo 14 ao 16, diz que veio uma grande fome naquela cidade onde o jovem rebelde estava  e ele começou a passar necessidades, necessidade tamanha que ele desejou comer comida de porcos, porque ninguém lhe dava nada para comer. Amados o que aprendemos com isso? Aprendemos que o mundo não tem nada para nos oferecer, melhor tem sim, só coisas ruins. Às vezes, Deus permite nossa queda para aprendermos, se todas as vezes Deus nos livra-se da queda nao aprenderiamos.
Tem pessoas que só valoriza as coisas quando perdem, irmãos não deixe chegar a esse ponto. Não devemos chegar a Deus por interesses pessoais e sim pelo o que ele é. Deus é bom e com certeza lhe oferecerar o melhor.
No versículo 17 "arrependimento" "caiu em si" . Foi quando o jovem caiu em sim, nessa hora Satanás luta para que isso não aconteça, porque ele sabe que quando nós se arrependemos nossa vida muda.
Versículo 18 ao 20 Diz; levantar-me-ei e irei ter com o meu pai. Ação, atitude, vontade, tudo isso depende de nós. Temos que dar o primeiro passo, temos que cair em sim e retornarmos para Deus, que está de braços abertos a nossa espera.
No versículo 21. O filho lhe disse pequei contra o céu e diante de ti. Confissão, temos que confessar nossos pecados diante de Deus, para que possamos ser perdoados e salvos.
Versículo 22. A ansiedade do pai e tão grande para perdoar que interrompe o filho. Dizendo trazei a melhor roupa, pois lhe um anel e sandálias nos pés.  O que isso significa.  A roupa significa o Espírito Santo, o anel uma nova aliança e as sandálias um novo caminho, caminho que o levará para a salvação.
No versículo 24. Ouve festa na casa, quando aceitamos a Cristo a bíblia diz que há festa nos céus.

O FILHO MAIS VELHO, O QUE FICOU NA CASA.

O filho mais velho representa os fariseus, porque fariseus? simples,  porquê são: pesoas egoístas, interesseiras verdadeiros hipócritas. E  foi essa a atitude que o irmão mais velho teve ao saber da notícia da volta de seu irmão.
Essa atitude egoísta podemos ver no versículo 28 ao 30. Ele ficou tão indignado que nem chama o próprio irmão de irmão.  Quantos fariseus existem em nossas igrejas, estão dentro da igreja, dentro da casa, mais não ama o seu irmão não ama a Deus,  são verdadeiros hipócritas.
Irmãos encerro essa mensagem dizendo: Está dentro da casa, não significa que você conhece a Deus, ou que você está salvo. Temos que se arrepender de verdedade. Amém.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Que DEUS continue usando sua vida para honra e glória dEle.

    ResponderExcluir